Fichamento
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/ adobeebook/animaisf.pdf. Acessado em: 16 mar. 2014.
2. Resumo
A Revolução dos Bichos, escrita em 1945 por George Orwell, é uma fábula que narra a trajetória de uma rebelião provocada por animais em uma granja. A estória se passa na "Granja Solar". Sob o domínio do autoritário Sr. Jones, proprietário do lugar, os animais sofrem com as péssimas condições de vida. Revoltados cada vez mais com as atitudes de seu dono, os bichos da Granja Solar são inspirados pelo sonho de um velho porco, o Major, que transmite aos companheiros que a tirania dos humanos seria responsável por todos os males de suas existências. Após um tempo da morte de Major, acontece a revolução. A bicharada expulsa Jones e seus capangas de suas terras.
A organização do estado que sucede à revolução da bicharada é de molde a garantir a igualdade entre todos os animais. Os porcos, considerados mais inteligentes, aprendem a ler e escrever e buscam transmitir o aprendizado aos demais. Estabelece-se um novo sistema, o Animalismo, e criam-se mandamentos, dos quais os animais nunca deveriam vir a agir como os homens, considerando-os como inimigo. Os bichos seguem com alegria e satisfação as novas regras, já que eram livres de qualquer escravidão. Contudo, passados algum tempo, dois porcos, Bola-de-Neve e Napoleão, entram em conflitos devido ao poder. Bola-de-Neve, um porco leal e íntegro, é expulso da granja acusado de traição, e Napoleão assume o comando da bicharada. É neste novo cenário que começam a aparecer deslealdades, mortes, desrespeito aos mandamentos, privilégios e a manipulação com palavras. Napoleão torna-se um comandante tirano, abusa do trabalho dos animais e aos poucos muda os mandamentos. Persuadindo a bicharada, Garganta, porco de confiança de Napoleão, tenta conter qualquer descontentamento. Juntamente com força física, os animais são amedrontados e seguem as ordens do