Sistema
A estrada de acesso se desenvolve por vários lances, com declividade compatível com o tipo de transporte. Os diversos lances são concordados por curvas de grande ou pequeno raio, plataformas horizontais ou plataformas de reversão de marcha. Apresentam a vantagem de imobilizarem pequena área horizontal, com a desvantagem de uma baixa velocidade de transporte.
- Sistema de zig-zag, avance-recuo ou serpentina (Rampas): a estrada de acesso se desenvolve por vários lances, com declividade compatível com o tipo de transporte. Os diversos lances são concordados por curvas de grande ou pequeno raio, plataformas horizontais ou plataforma de reversão de marcha (Figura 1 e Figura 2). Apresentam a vantagem de imobilizarem pequena área horizontal, com a desvantagem de uma baixa velocidade de transporte.
O principal tipo utilizado na mineração de cobre é o Sistema de zig-zag ou serpentina:A estrada de acesso se desenvolve por vários lances, com declividade compatível com o tipo de transporte. Os diversos lances são concordados por curvas de grande ou pequeno raio, plataformas horizontais ou plataformas de reversão de marcha. Apresentam a vantagem de imobilizarem pequena área horizontal, com a desvantagem de uma baixa velocidade de transporte. Entretanto, em casos específicos também podem ser utilizados outras técnicas mais adequadas com o jazida sendo lavrada.
1 - SISTEMA DE AVANÇO E RECUO OU SERPENTINFORME:
A passagem do acesso é desenvolvida ao longo da junção de várias rampas com declividades (compatível com o tipo de transporte) até alcançar os pontos de extração ou as frentes de lavra.
Sistema de anvanço-recuo ou “zigue-zague” ou ainda Serpentina: a estrada de acesso se desenvolve por entre as bancadas, muitas das vezes conectando-se a elas, com declividade compatível com o tipo de transporte. Nesse caso o objetivo é alcançar o ‘fundo da cava’.
No sistema de acesso por serpentina com praças de manobra, os vários