Fichamento
Faz-se necessário que a educação vem passando por grandes transformações que exigem da instituição educativa a incorporação de uma didática integrada no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, atualmente a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial. A escola se engaja com a sociedade na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes,. Muitas situações relacionadas a preservação ambiental estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escola.
Segundo Reigota; A educação ambiental como educação política está comprometida com a ampliação da cidadania, da liberdade, da autonomia e da intervenção direto dos cidadãos e das cidadãs na busca de soluções e alternativas que permitam a convivência digna e voltada para o bem comum. MARCOS REIGOTA.
JUSTIFICATIVA O projeto sobre o meio ambiente tem por princípios básico na conscientização, os alunos e conseguintemente na comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto, é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando foras de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente. Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção da realidade ambiental, social, econômica e cultural, para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazem parte, do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo,