Fichamento
“...sem possuírem meios como as máquinas fotográficas,para registrarem imagens, os pintores passaram a retratar pessoas e famílias abastadas que desejavam que sua imagem ficasse registrada para a posterioridade. Assim, as pinturas eram feitas bastante próximas do real.”
Umas das formas mais importante era o auto-retrato. A produção de auto-retratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalhos que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico.
Tópico 1.0 A origem das vanguardas históricas
“Cada movimento de vanguarda do início do século XX teve características próprias, mas todos procuraram conectar a arte com a vida, dando ao artista uma capacidade trasformadora, como nunca houvera antes”
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.
TÓPICO 2.0 O contexto histórico das vanguardas
“ A fragilidade socioeconômica causou o aparecimento e a difusãode ideologias totalitárias, como o facismo e o nazismo, originando ditaduras que voltaram a disputar o poder na Europa e conduziram á Segunda Guerra Mundial”
Foi justamente entre o período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que ocorreram os movimentos artísticos denominados vanguardas. Como podemos observar, todos tiveram a terminação em “Ismo”, e todos, mesmo possuindo características divergentes entre si, pautavam-se pelo mesmo objetivo: O questionamento do legado cultural deixado pelo século XX, cujos padrões acadêmicos, baseados numa arte cristalizada e conservadora, não eram mais vistos de maneira plausível.
Diante disso, era necessária a criação de novos padrões estéticos que representassem a realidade