Fichamento
UNIDADE DE ENSINO DE LORENA
CURSO DE PSICOLOGIA
2º A
FICHAMENTO DE TEXTO
UNISAL
Lorena
2014
FICHAMENTO DE TEXTO
Fichamento nº 01 apresentado à disciplina Modelos de Pesquisa Psicológica para avaliação de aproveitamento acadêmico, Curso de Psicologia, UNISAL, U.E de Lorena.
Orientador (a): Profa Anelise
UNISAL
Lorena
2014
SOARES, ANGELO. OLIVEIRA, JULIANA ANDRADE. Assédio moral no trabalho. In:_____. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, volume 37, número 126, jul./dez. 2012, p.195-202.
“Leymann (1996) define o assédio moral como sendo uma sucessão de proposições e gestos hostis que isoladamente podem parecer insignificantes, mas cuja repetição constante provoca efeitos perniciosos” (p.195).
“O assédio moral é um processo dinâmico que se desenvolve no tempo e no qual a frequência e a duração assumem papel importante” (p.195).
“As definições de assédio moral não incluem a intencionalidade, pois o assediador nem sempre tem a intenção de assediar, mas, com ou sem intenção, essa violência pode existir e causar dano” (p.196).
“Embora na literatura ainda não haja um consenso sobre o efeito da variável gênero sobre o assédio moral, quando se tenta responder à questão de quem é mais assediado, homens ou mulheres, vários autores identificam a existência de uma divisão sexual no assédio moral. Um desses aspectos é a frequência dos gestos que compõem o assédio, que parece ser mais elevada para as mulheres” (p.196).
“Para as organizações, as consequências do assédio moral são desastrosas em termos de eficiência e eficácia organizacionais, produtividade e lucratividade de várias maneiras [...]” (p.197).
“Dois aspectos ainda merecem atenção: o custo associado aos processos por assédio moral [...] e o impacto negativo na imagem da organização proveniente da publicidade negativa de