FICHAMENTO
“Na base da atividade econômica está o trabalho- é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando os valores que constituem a riqueza social”. (Pag.29)”
“O trabalho não se opera com uma atuação imediata sobre a matéria natural; diferentemente, ele exige instrumentos que, no seu desenvolvimento, vão cada vez mais se interpondo entre aqueles que o executam e a matéria;”(Pag.30)
“Uma aranha executa operações semelhantes as do tecelão e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colmeias”. (Pag.31)
“Trabalho [...] é a atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidade humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto,[...] comum a todas as suas formas sociais.(Marx, Pag.32)”
“A realização do trabalho só se dá quando essa prefiguração ideal se objetiva, isto quando a matéria natural, pela ação material do sujeito, é transformada”.(Pag. 32)
“Através da linguagem articulada, o sujeito do trabalho expressa as suas representações sobre o mundo que cerca”. (Pag.33)
“O trabalho é, sempre, atividade coletiva: seu sujeito nunca é um sujeito isolado, mas sempre se insere num conjunto (maior ou menor; mais ou menos estruturado) de outros sujeito”.(Pag.34)
“O trabalho implica mais que a relação sociedade/natureza: implica uma interação no marco da própria sociedade, afetando os seus sujeitos e a sua organização”. (Pag. 34)
“Foi através do trabalho que, de grupos de primatas, surgiram os primeiros grupos humanos – numa espécie de salto que fez emergir um novo tipo de ser, distinto do ser natural(orgânico e inorgânico): o ser social”. (Pag. 34) “A sociedade não pode existir sem a natureza __ afinal, e a natureza, transformada pelo trabalho, que propicia as condições da manutenção da vida dos membros da sociedade”.(Pag. 35)
“A espécie