Fichamento
VASCONCELOS, S. O plágio na comunidade cientifica: questões culturais e linguísticas. Ciência e Cultura vol. 59 no. 3. São Paulo. 2007.
Resumo
O texto refere-se ao plágio na questão cientifica mostrando suas definições, referente à fontes e dicionários de países distintos. Existem alguns países que condenam o plágio de forma muita séria, como por exemplo o Reino Unido, que até expulsam da universidade quem cometer tal ato. Ultimamente os plágios vem sendo detectados em periódicos internacionais, que na maioria das vezes a cópia é uma paráfrase, para ser mais difícil de identificar. Quem é acusado de plagiar tem como reputação destruída por exemplo Mostafa Iman que plagiava diversas imagens de fósseis de algas dizendo que eram típicas do Egito sendo que eram da Espanha. Se observado bem, no Brasil as realidades linguísticas e para textos usados para formar opiniões, nota-se o favorecimento do plagio. Usando-se o sinônimos das palavras originais do texto ainda assim é exatamente a cópia só que com palavras diferenciadas possuindo o mesmo sentido.
Citações Importantes
“O plágio é uma violação direta da honestidade acadêmica e intelectual. Muito embora ele possa existir sob várias formas, todos os tipos de plágio se resumem na mesma prática: representar as ideias ou palavras de outrem como se fossem suas... mesmo a utilização das ideias do outro nas suas próprias palavras sem citação também pode ser qualificado como tal". (Pag. 4)
“A cópia pode ocorrer mesmo sem a reprodução exata das palavras do texto original...” (Pag. 4) “O plágio é uma violação direta da honestidade acadêmica e intelectual...” (pag. 4)