Empresa
CRIATIVIDADE E GENEROSIDADE NO
MUNDO CONECTADO
Clay Shirky
GIM MANIA
•
•
Em 1720, Londres passava por uma onda de embriaguez de gim chamada gim-mania. O gim era vendido em vários lugares e em diversas formas, inclusive em trapos ensopados. O consumo da bebida cresceu de forma notável nos primeiros anos do século XVIII, enquanto o consumo de outras bebidas alcoólicas permanecia estável.
Os acontecimentos que se seguiam derivados do consumo de gim preocupavam as autoridades locais. Aumentaram os crimes e roubos, da mesma forma que aumentava a população da capital. Uma nova redistribuição da população oriunda das zonas rurais criou uma migração de novos habitantes londrinos anestesiados de gim.
GIM MANIA
• Preocupados com este tipo de comportamento, o
Parlamento declarou ilegais as bebidas aromatizadas, o que gerou a comercialização da bebida no mercado negro. •
A solução apareceu quando o gim deixou de ser tratado como o problema central, quando na verdade era uma reação real da população ao problema real de inadaptabilidade de antigos modelos cívicos. Ao abraçar a população com novos grupos sociais, políticos e religiosos, o consumo de gim que até então era a única “saída” para os horrores da época foi substituído por estas novas estruturas. Assim, o consumo da bebida caiu resultante, entre outros fatores, desta nova transição comportamental.
TV= GIM
• A TV tem sido o nosso gim. Na história da mídia, o rádio permitia que o ouvinte realizasse outras atividades enquanto ouvia sua programação. A Televisão, no entanto, mobiliza o usuário.
Tornamo-nos telespectadores passivos, assistindo tanto bons quanto programas ruins. Mas o olhar não deve ser somente para o produto, mas principalmente ao seu consumidor.
ERRO DO MILK SHAKE
•
•
Para ilustrar esta afirmação, Shirky relata o
“Erro do Milk Shake”. A rede Mc Donnald’s quis aumentar a venda de seus Milk-Shakes
e