Fichamento
FICHAMENTO
NOME: JOANA DARC ESTRELA DOS SANTOS
COLEGIADO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: DIREITO TRABALHISTA
PROFESSOR: Msc. Sidinei Antonio Anesi
PALAVRAS-CHAVES:
TRABALHO; DIGNIDADE HUMANA; POLÍTICAS PÚBLICAS; TRABALHO ESCRAVO; GARANTIAS CONSTITUCIONAIS.
REFERÊNCIA DA OBRA:
NASCIMENTO, A. R.. Políticas públicas de combate ao trabalho escravo rural contemporâneo no brasil: análise da responsabilidade do Estado na erradicação da exploração da mão de obra escrava a partir dos paradoxos da realidade normativa, jurisprudencial e social brasileira.UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE DIREITO, Goiânia, 2012.
Resumo/ Idéia principal:
O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos leitores o que vem a ser trabalho escravo contemporâneo, como também as suas consequências sociais.
O trabalho escravo contemporâneo tem tirado a dignidade de vários indivíduos, por isso o escritor tenta mostrar as pessoas e as autoridades à gravidade desse problema.
Nessa perspectiva o autor apresenta as políticas públicas como grande contribuição para amenizar a escravidão contemporânea, visto que essa luta também é do estado.
No decorrer da obra trata-se de pessoas que por não possuírem dinheiro e nem trabalho nas suas regiões de origem, se submetem a deixar suas famílias para ir em busca de oportunidades em outros lugares. Porém na maioria dessas realidades os trabalhadores são tratados como escravos, propriedade de seus empregadores, e nessa relação perdem aquilo que é essencial ao homem, sua dignidade humana.
Citações diretas e/ou indiretas
1 O SISTEMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: A REALIZAÇÃO DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS
“Assim, a exploração do homem pelo homem, sua instrumentalização, continuou como uma permanência histórica, apenas com fundamentos e modos de ser diferentes”. (Pág. 29)
“O empregador oferecia a possibilidade de trabalho cabendo ao empregado aceitar ou não as condições impostas. Empregadores abusaram do