Fichamento
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Licenciatura Plena em Geografia
Marcos Cesar Ferreira Dantas
Fichamento do texto: As abordagens da geografia cultural
Bibliografia
CLAVAL, Paul. As abordagens da geografia cultural. In: CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo Cesar da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato. Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. p. 89-114.
Objetivos do autor
O autor tenta mostrar uma nova forma de ver a geografia, tentando abarcar pontos que não foram abarcados anteriormente com outros estudiosos que lançaram visões diferentes, que nesse caso em especial é a relação que a sociedade tem com determinado espaço.
A geografia cultural tenta ir bem a fundo à questão da identidade humana com o território que o mesmo exerce um tipo de poder, que chamamos de territorialidade. Por que será que o homem se identifica tanto com uma paisagem específica? Quais são as forças exteriores que o mantém sedento a um local? Essas questões Paul Claval tenta responder, mostrando e argumentando a favor de uma geografia estuda acima de tudo sentimentos humanos e relações históricas, ou seja, usando a filosofia cultural para embasar seus argumentos.
Síntese do texto
A geografia cultural está associada à experiência que os homens têm da Terra, da natureza e o ambiente, estuda a maneira pela qual eles os modelam para responder às suas necessidades, seus gostos e suas aspirações e procura compreender a maneira como eles aprendem a se definir, a construir sua identidade e a se realizar.
A geografia cultural demorou muito para se constituir, uma vez que ela necessita, para se desenvolver, que a disciplina não seja somente uma ciência natural de paisagens e de regiões, como o era no começo do século, e que não se reduza à análise dos mecanismos que permitem às sociedades funcionar, triunfando sobre o obstáculo da dispersão e