Fichamento
Tema: Centro de massa, centro de gravidade e equilíbrio.
Referência Bibliográfica: SCHOPPING, Karla. Centro de Gravidade e Equilíbrio dos Corpos. Florianópolis: Scipione, 2003.
Resumo:
Em todo objeto há uma força já atuando em si e é conhecida como força peso (força que resulta da ação atrativa da massa da Terra sobre cada umas das massas que constituem o objeto).Quando desejamos deixar esse objeto em equilíbrio, passamos a aplicar outra força. E para que o objeto não caia, normalmente essa força é aplicada no centro, que é onde na maioria das vezes está o centro da gravidade, nesse caso o centro da gravidade também pode ser considerado centro da massa. Quando as dimensões do objeto são muito extensas a gravidade passa a não ser a mesma em diferentes partes do objeto o que tornará mais difícil localizar o centro da gravidade.
Todo corpo apoiado sobre um plano tem equilíbrio estável desde que a vertical que passa pelo centro de gravidade caia dentro de sua base de apoio.
Comentário:
Este fichamento auxiliará na construção da balança de dois braços, pois o assunto tratado é o centro de massa e equilíbrio que são partes fundamentais de uma balança.
Citações:
Exemplo: Vamos considerar que inicialmente a balança está em equilíbrio com os pratos vazios. Sabemos que nessa condição o ponto de apoio e o centro de gravidade estão alinhados verticalmente, sobre o eixo central. Quando acrescentamos um objeto qualquer em um dos pratos, por exemplo, uma borracha naquele à direita, o centro de gravidade do sistema será deslocado para uma posição mais abaixo e mais à direita que a anterior. Dessa forma o ponto de apoio e o centro de gravidade ficam alinhados de acordo com uma linha inclinada, permitindo à força peso que atue no sentido de fazer o sistema girar ao redor do ponto de apoio. O sistema para de girar quando atingir sua nova posição de equilíbrio mecânico.
Se quisermos posicionar o braço da balança