fichamento
FICHAMENTO – NBR 6023:2000
- Registro de elementos destacados em leituras de qualquer natureza, evidenciando os aspectos mais relevantes que são de interesse do/a leitor/a.
Tipos de Fichamento:
- de leitura: registro de informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, juízos valorativos a respeito da obra, resumo do texto, comentários;
- de temática: registro de assunto, envolvendo obras de vários autores que versam sobre a mesma temática;
- de autores: registro de autores que contribuem direta ou indiretamente com o assunto a ser pesquisado;
- de citações: registro das idéias dos autores; envolve o fichamento de transcrição direta exigindo a colocação de aspas no ínicio e no final do texto. Consiste na reprodução fiel do texto; quando houver no texto transcrito expressão aspeada, tais aspas devem ser transformadas em aspas simples (`);
Supressão de palavras deve ser feita da seguinte forma (...); supressões iniciais e finais não precisam ser indicadas. Deve-se observar fichamento de transcrição com corte intermediário de algumas palavras, utilizando o mesmo processo de aspeamento, já citado na abertura deste; e quando se tratar de fichamento de transcrição com corte de parágrafo intermediário, basta apenas colocar uma linha pontilhada entre um parágrafo e o subseqüente. Ex:.................................................................................................................................................. - de resumo: resumo é um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais; utiliza-se do método analítico e do método comparativo.
- de comentário: a partir das idéias do autor, analisam-se os aspectos quantitativos e qualitativos, tecendo comentário valorativo sobre as idéias do autor.
Composição de uma ficha:
- Cabeçalho: título genérico ou específico, especificação da ficha e letra indicativa