Trabalho sobre Permacultura
(Trabalho realizado para disciplina do curso de Técnico em Meio Ambiente. Não necessita citação. Utilizar as referências bibliográficas no final do trabalho. Boa leitura!!)
Campinas, São Paulo
2013
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas é crescente as preocupações com a escassez dos recursos naturais e a forma como são utilizados. O aumento da conscientização e constante pressão da sociedade e órgãos ambientais, vinculados à grandes meios de comunicação e a facilidade ao acesso a informação contribuíram para que estudos, medidas preventivas e mitigadoras e políticas públicas sejam desenvolvidas para não permitir que o atual ritmo de destruição continue.
O atual modelo econômico capitalista, visa apenas lucro. Na produção de alimento, consiste basicamente na abertura de grandes áreas, utilizando-se de mecanização, limpar a área, preparar o solo, semear, controlar pragas quimicamente, colher, estocar e vender no melhor preço. Indo na direção oposta do atual modelo econômico surgiram diversas correntes ecológicas, preocupadas com a sustentabilidade, manutenção e preservação do meio ambiente como a Agricultura Orgânica, Agricultura Biodinâmica e dentre elas a Permacultura, que utiliza de técnicas de várias ciências com o principal objetivo de criar um modelo auto-sustentável, com as preocupações de promover a proteção do solo e recursos naturais, uma vida digna e justa as pessoas, distribuição de excedentes e redução do consumo.
2. DEFINIÇÃO
A palavra Permacultura vem da expressão, em inglês, “Permanent Culture”, que significa Agricultura Permanente, criadas pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, no início dos anos 70. A Permacultura pode ser definida como o planejamento e manutenção conscientes de sistemas agrícolas produtivos que tenham diversidade, estabilidade e a capacidade de resiliência da natureza, unindo desta forma as atividades humanas às naturais de modo sustentável. “Permacultura é um