Fichamento
Texto 3: Forma e matéria
a)Qual a idéia central do autor?
O distanciamento dos aspectos materiais e imateriais no projeto de arquitetura. Defende-se que a partir do modernismo, no qual foi inaugurada e solidificada a conceitualização da arquitetura, outros aspectos do projeto foram sendo relegados a segundo plano e gradativamente sendo esquecidos. A partir da problemática da arquitetura vista estritamente como conceito e ideia-força, é colocada em discussão o declínio do papel da tectonicidade, materialidade e técnica no processo projetual e em seu consequente objeto arquitetônico. Declínio esse que resulta em edifícios nos quais as tecnologias em uso não correspondem às necessidades estruturais do projeto ou são marginalizadas enquanto elemento impassível de contribuir estética ou conceitualmente para o projeto. Assim percebe-se de onde nasce a arquitetura do espetáculo à qual vemos em diversos países. Prosseguindo a reflexão, é colocada em pauta a influência dos sistemas computacionais nesse panorama de já decadente conexão entre conceito e técnica, no qual torna-se cada vez mais fácil simular e manipular o resultado final do projeto.
b)Que ideias do autor se aproximam da sua visão de arquitetura?
Quando o mesmo coloca a cisão entre os aspectos construtivos e conceituais do projeto numa problemática que contamina não apenas o exercício da profissão mas também seu ensino, reflete toda a condição das atuais escolas de arquitetura, nas quais as disciplinas referentes à estrutura que sustenta o projeto são menosprezadas como se não fossem da competência do arquiteto.
c)O que o texto apresenta de novo para você?
Quando o texto transcende as questões materiais e imateriais do fazer arquitetônico e põe em questão a influência da representação e verificação projeto num tempo no qual é muito fácil prever os aspectos visuais do mesmo, independendo das características construtivas por meio dos softwares computacionais,