Metodos funcionalistas
Émile Durkheim é o principal teórico dessa corrente, apesar de Auguste Conte ser considerado por muitos o "pai" da sociologia, pois ele foi o primeiro que empregou o termo sociologia e a pensou como uma evolução do pensamento científico, vai ser com Durkheim que a sociologia vai ganhar destaque obtendo um caráter científico quando pela primeira vez ser considerada uma disciplina acadêmica.
O funcionalismo durkheimiano nos traz algumas características importantes para o entendimento do funcionamento da sociedade capitalista:
1. Regras de conduta determina a ação de todos os indivíduos; sem essas regras a existência da sociedade seria praticamente impossível.
2. O objeto de estudo da sociologia é o fato social, ou seja, as regras e as normas sociais que orientam a vida dos indivíduos na sociedade.
3 Os fatos sociais devem ser analisados como se fossem coisas.
Vamos entender um pouco melhor essas características
A primeira quer simplesmente nos dizer que a sociedade determina a forma como o indivíduo deve agir e se comportar. Para Durkheim, a consciência coletiva determina a consciência individual. É neste sentido que para os funcionalistas a educação vai ter um papel determinante na organização da sociedade. Ela vai ter a função de pássaros valores e as regras da sociedade para os indivíduos.
A segunda está falando diretamente da função da sociologia. Para