fichamento
JOSE HELIO FERNANDES JUNIOR
TURMA: C TRONCO INICIAL
FICHAMENTO
ARAPIRACA o que faz o brasil brasil roberto da mata
Capitulo 2
Observe-se uma cidade brasileira. Nela, há um nítido movimento rotineiro. Do trabalho para casa, de casa para o trabalho. A casa e a rua interagem e se complementam num ciclo que é cumprido diariamente por homens e mulheres, velhos e crianças. Pelos que ganham razoavelmente e até mesmo pelos que ganham muito bem. Uns fazem o percurso casa-rua-casa a pé; outros seguem de bicicleta. Muitos andam de trens, ônibus e automóveis, mas todos fazem e refazem essa viagem que constitui, de certo modo, o esqueleto da nossa rotina diária. Há uma divisão clara entre dois espaços sociais fundamentais que dividem a vida social brasileira: o mundo da casa e o mundo da rua – onde estão, teoricamente, o trabalho, o movimento, a surpresa e a tentação.
Nesse capitulo o autor esta nos mostrando a rotina diária de um brasileiro. Que é a casa rua e o trabalho. Todas as pessoas trabalham e fez todos os dias. Por isso que o lazer é muito importante para nossa vida. Sair da rotina areja nossa cabeça e deixa- nos mais dispostos. Interessa para grande mídia que a sociedade não tenha tempo para refletir sobre atos e direitos.
Capitulo 3
Mas onde Gobineau realmente excedeu a si mesmo e ousou com confiança inusitada, mesmo para quem estava imbuído de uma ideologia autoritária de sua própria superioridade, foi na previsão de que o Brasil levaria menos de 200 anos para se acabar como povo! Por quê? Ora, simplesmente porque ele via com seus próprios olhos, e escrevia revoltado a seus amigos franceses, o quanto a nossa sociedade permitia a mistura insana de raças. Essa miscigenação e esse acasalamento é que o certificavam do nosso fim como povo e como processo biológico. Seu problema, conforme estou revelando, não era a existência de raças diferentes, desde que essas “raças” obviamente