fichamento
MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
A sociedade moderna exige uma educação condizente com suas modificações, uma vez que, a escola é formadora de cidadãos. Mas como as instituições educacionais podem atender essa demanda de inovações? Um dos passos mais importantes é a capacitação dos professores para que possam inserir em suas práticas a dinâmica de se trabalhar com recursos didáticos além do livro, quadro, pincel e listas de exercícios. E conscientizar- se que os jovens estão vivendo na era digital, e um professor que não utiliza as tecnologias disponíveis está ultrapassado, contudo, apenas o uso da tecnologia não é o bastante, pois “ensinar é um desafio constante”. Segundo MORAN, MASETTO e BEHRENS( Papirus,2000).
Educar é um foco além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, é ajudar a integrar todas as dimensões da vida e encontrar o caminho intelectual, emocional, profissional que leve o indivíduo a realização e contribuição para a mudança social. Esse pressuposto salienta a importância de não se trabalhar os conceitos de ensinar e educar de forma fragmentada, já que de nada adianta ensinar conteúdos se o educando não se portar de acordo com as regras de boa convivência da sociedade, se lá fora distante dos muros da escola ele vai ser reprovado pela vida, talvez não pela falta de capacidade, mas pela falta de educação. Antes de mais nada, é papel da escola conscientizar seus alunos desde as crianças até os jovens sobre a importância da educação, bons modos, do respeito mútuo e respeito as diferenças, bem como o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes indispensáveis para a construção de uma sociedade justa. E em partes essa mudança na sociedade depende da mudança na Educação de modo geral, que só pode ser possível com o engajamento da tríade: escola, família e comunidade, pois se ouver a