Fichamento
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ICS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - EAD
História Geral e do Brasil
Profª Raquel de Fátima Parmegiani
Aluna: Ana Paula de Oliveira Santos
Polo: Maragogy
Atividade: Fichamento do Texto “ Globalização, Democracia e Terrorismo
Referência Bibliográfica: HOBSBAWM, Eric. O terror. In: Globalização, Democracia e Terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, PP.97-115
“O autor faz referência ao racismo e imperialismo, por outro lado demonstra entusiasmos, como mãe e meio ambiente” (p.97).
“Destaca dois partidos que rivalizam nas eleições, o liberal e o conservador, tem se mantido em competição como requer a teoria” (p.100).
Refere-se ao sistema político no século XX que a desafiaram tanto a direita como a esquerda autoritárias até o fim da Segunda Guerra Mundial e principalmente a esquerda autoritária até o fim da Guerra Fria era patentemente horrível, ou pelo menos assim pareciam a maioria dos liberais” (p.103).
“O autor destaca a forma de criticar a retórica de campanha da democracia liberal como maneira de governar” (p.102).
“Faz referencial aos governos nacionais, exceto os Teocráticos” (p.102).
“Outro ponto importante, segundo o autor, na era do homem, todos os governos são do povo e para o povo embora seja evidente que do ponto de vista operacional, eles não podem ser governos eleitos pelo povo” (p.102).
“Outro ponto importante neste processo histórico mundial, segundo o autor é que a política democrática baseia-se em duas premissas, ou se você preferir, teórica, e outras de ordem prática. Moralmente falando, ela requer que a maior parte dos cidadãos, o que presume ser a maior parte dos habitantes do país, apóie expressamente o regime” (p.103).
“Em virtude do processo de globalização, houve um enfraquecimento dos Estados nacionais. Tal enfraquecimento causado pelos processos em curso, como ao questionamento de seus