DSTs
ALUNO: MATHEUS VIEIRA DE SOUZA
PROFESSORA: NATALIE
ANO: 8º
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
CAMPO GRANDE – MS
14 DE OUTUBRO DE 2013
COLÉGIO NOVA DIMENSÃO
ALUNO: MATHEUS VIEIRA DE SOUZA
Trabalho que será apresentado como requisito para a obtenção de nota para a disciplina de ciências, sob a orientação da professora Natalie.
CAMPO GRANDE – MS
14 DE OUTUBRO DE 2013
Doenças Sexualmente Transmissíveis
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas)
Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos.
De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e disseminação. Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, gravidez, surgimento de outras doenças oportunistas e até a morte.
Algumas das principais DSTs:
Sífilis: É uma doença com evolução crônica com surgimento de uma lesão nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas.
Gonorréia: Provoca a inflamação da uretra, pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.
Tricomona: Atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens.
Clamídia: Provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos, infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar