Classe dos Mamiferos
Dentro da classificação dos animais vertebrados, os mamíferos são os mais importantes. As fêmeas desta espécie possuem glândulas mamárias que secretam leite, alimento indispensável aos mamíferos de qualquer espécie e idade, há presença de pelos ou cabelos. São animais homeotérmicos. O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração. Atualmente incluem 5.500 espécies distribuídas em 1.200 gêneros, 152 famílias e 46 ordens.
2. CLASSIFICAÇÃO DOS MAMÍFEROS
A pele dos mamíferos possui duas camadas principais. A epiderme, formada por várias camadas de células e que acumula uma proteína resistente chamada queratina e a derme, que fica localizada sob a epiderme e possui vasos sanguíneos, nervos sensoriais e glândulas. As glândulas também são próprias dos mamíferos e podem ser sebáceas, que produzem substâncias que lubrificam o pelo e possuem odores que servem para a comunicação ou sudoríparas, que tem como função principal regular a temperatura do corpo.
Uma das características dos mamíferos é sua digestão completa, começando pela boca e terminando pelo ânus. Também tem circulação completa, além de ser dupla e fechada e o coração possui dois átrios e dois ventrículos.
Eles também são considerados animais inteligentes, capazes de estarem sempre em aprendizado e flexionando o seu comportamento, além de serem considerados mais ágeis que os outros animais. Vale ressaltar que alguns mamíferos aguçam determinado tipo de sentido, como a onça, que possui olfato bastante apurado.
3. CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DOS MAMÍFEROS Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
4. RESPIRAÇÃO
É apenas pulmonar. Todos os mamíferos são seres pulmonados, isto é, o ar entra pelas vias respiratórias até os pulmões, que absorvem o oxigênio. Até