Fichamento
ALUNA: C AROLINE MATOS
PROFª.: LUCINÉA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SEMESTRE: 1º - 2012.2
FICHAMENTO
AUTOR ANO
FALCON, Gustavo Aryocara de Oliveira – 2006
NOME DO TEXTO
A questão do saneamento em Salvador e nas cidades da Baía de Todos os Santos
OBJETIVO DA PESQUISA
Mostrar a questão do saneamento em Salvador e nas cidades da Bahia de todos os Santos e o implantamento do Programa da Bahia Azul pelo Governo do Estado da Bahia.
METODOLOGIA
Bahia Azul
FOCO PRINCIPAL
Declara que Salvador e cidades da Baía de Todos os Santos no Século XX não apresentavam perceptível desequilíbrio de cidade grande e com a implantação da Petrobras nos arredores da Baía de Todos os Santos e a grande oferta de emprego nas áreas de Salvador, atraíram imigrantes e deu início a uma Revolução Industrial.
A indústria transfigurou a realidade urbana e apresentou grande taxa de crescimento, Salvador deu um salto demográfico. Com o inchaço de Salvador foi notória a carência de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, entre outros.
Na década de 90 pôde-se ver que Salvador apresentou ponto crítico, a inexistência de sistemas de esgotamento sanitário era um retrato de deterioração, observando-se uma cidade de rios poluídos, de praias impróprias para banho contendo risco à saúde da população.
Salvador oferecia rede de esgoto a uma porcentagem mínima da população, sendo assim os resíduos sólidos eram depositados em lixões. Com isso o Governo do Estado da Bahia implantou o Programa Bahia Azul, investindo em meio ambiente e saúde para melhoria da qualidade de vida da população, porém com a irregularidade na morfologia de Salvador a implantação de saneamento básico teve dificuldade pelo programa. Só entre 95 e 2004 que o programa ganhou forças e apresentou um quadro de esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e proteção ambiental, sobretudo não