Fichamento
“(...) educação (...) com dois sentidos: social e individual (...) educação tem sua origem no verbo latino educare,que significa alimentar, criar. “(...) expressa, portanto, a ideia de que a educação é algo externo e concedido a alguém”(pág.11)
“(...) a educação é uma manifestação da cultura e depende do contexto histórico e social em que esta inserida”(pag.11)
“(...) Se a educação, do ponto de vista social, é a transmissão, pelas gerações adultas, de valores, normas, usos, costumes, conhecimentos às gerações mais jovens, como surge a escola”(pag.11)
“(...) a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade” (pag12)
“(...) a educação pode se processar tanto de forma sistemática, o ensino é uma ação deliberada e organizada”. (...) Ensinar é a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a aprendizagem do aluno.
“(...) A pedagogia é um estudo sistemático da educação.”(...) É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação” (pag.13)
“(...) Aprendizagem é essencial para didática que tem como principio básico não a passividade, mas atividade da criança” (pag. 13)
“(...) vários foram os filósofos e educadores que exortaram os mestres, ao longo dos séculos, a dar mais ênfase à compreensão do que a memorização.” (pág15)
“(...) Para Sócrates o saber não é algo que alguém (o mestre) transmite à pessoa que aprende (discípulo). O saber, o conhecimento, é uma descoberta que a própria pessoa realiza” (pág.15)
“(...) segundo Sócrates a consciência da própria ignorância é o primeiro passo para se encaminhar na busca da verdade”. (pág.16)
“(...) o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas,”.(pág.16)
“(...) o processo indutivo como sendo a melhor forma de se chegar ao conhecimento