Fichamento
FOUREZ, Gérard; A construção das ciências: Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Unesp, 1995.
Gérard Fourez, doutor em Física é professor no Departamento de Ciências, Filosofia e Ciências nas Faculdades Universitárias de Namur.
“Por alto uma descrição clássica do método cientifico funciona como-se segue: ‘As ciências partem da observação fiel da realidade. Na seqüência dessa observação, tiram-se leis. Estas são então submetidas a verificações experimentais e, desse mo-do, postas a prova. Estas leis testadas são enfim inseridas em teorias que descre-vem a realidade’.”(p.38)
“A observação seria uma mera atenção passiva, um puro estudo receptivo.” (p.39)
“...a observação não é puramente passiva: trata-se antes de uma certa organizado da visão”. (p.40)
“Quando observo ‘alguma coisa’, é preciso sempre que eu ‘a’ descreva Para tanto, utilizo uma serie de noções que eu possuía antes; estas se referem sempre a uma representação teórica, geralmente implícita.” (p.40)
“Teria que se refletir aqui sobre a possibilidade psicol6gica para os humanos de ‘simbolizar’, isto e, falar de ‘tal coisa’, de ‘tal objeto’, e de considerá-lo como um obje-to, como uma coisa, isto e, separá-lo do fluxo de nossas ações reflexas para fazer dele um objeto de nossa linguagem, de nosso pensamento e de nossa comunica-ção.” (p.40)
“O que a filosofia afirma em particular desde Kant, a psicologia reencontrou especi-almente na psicologia cognitiva.” (p.40)
“Como notava Arnkoff: ‘As teorias construtivistas das cognições contrapõem-se a-queles que consideram que o conhecimento do mundo externo vem diretamente, de maneira imediata. o ponto de vista e construtivo na medida em que a significação de um acontecimento ou a configuração das entradas dos dados e construída pela individuo. ’” (Arnkoff, 1980) (p.41)
“O conjunto das teorias utilizadas para produzir uma relação de