professor
ORTO=CORRETO.
REXIA=FOME
A ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis, e controlam o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do “não é permitido” não é consumido.
Embora todos possam se beneficiar ao adotar esta atitude de forma mais habitual, a ortorexia leva a uma obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.
A ortorexia é um transtorno alimentar?
Ortorexia é um termo criado por Steven Bratman para descrever sua própria experiência com comidas e alimentação. Não é um transtorno alimentar reconhecido oficialmente, mas é semelhante a outros distúrbios alimentares como a anorexia nervosa3 e a bulimia4. Os anoréxicos e bulímicos mostram obsessão por peso e calorias1 e os ortoréxicos são obcecados pelos alimentos saudáveis (não é uma obsessão por ser magro ou perder peso).
Por que alguém se torna um ortoréxico?
A ortorexia parece ser causada por uma preocupação excessiva com a saúde2, mas há motivações subjacentes como o medo de ter problemas de saúde2, compulsão por ter o controle completo de uma situação, fuga de fobias, desejo de ser magro, melhora da auto-estima, busca de espiritualidade através dos alimentos e o uso da alimentação como busca de identidade.
Quais são as diferenças entre ortorexia, anorexia e bulimia?
Os três distúrbio tem a mesma preocupação exagerada pelo peso. O que difere é que em anorexia, há uma restrição alimentar, em bulimia há um descontrole da