fichamento
Quando começam a estudar sociologia pela primeira vez, muitos estudantes ficam confusos com a diversidade de abordagens que encontram. (p.27)
Nós, seres humanos, sempre fomos curiosos quanto às fontes de nosso próprio comportamento, mas, por milhares de anos, as tentativas de entender a nós mesmos dependeram de modos de pensar que foram transmitidos de geração em geração. (p.27)
O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. (p.27
A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma nova compreensão tanto do mundo social, quanto do natural. (p.28)
É claro que nenhum individuo sozinho pode descobrir um caminho sozinho um caminho inteiro de estudos, e muitos contribuíram para o pensamento sociológico no seu inicio. (p.28)
A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológicos, metafísicos e positivo. (p.28)
Na parte mais tardia de sua carreira, Comte elaborou planos ambiciosos para a reconstrução da sociedade francesa em particular, e para as sociedades humanas em geral, baseado no seu ponto de vista sociológico. (p.28)
Os escritos de outro autor francês, Emile Durkheim (1858 – 1917), tiveram um impacto mais duradouro na sociologia moderna do que os de comte. (p.29)
De acordo com Durkheim, culturas tradicionais com uma baixa divisão do trabalho são caracterizadas pela solidariedade mecânica. Visto que a maioria dos membros da sociedade está envolvida em ocupações similares, eles estão ligados pela experiência comum e por crenças compartilhadas. (p.29)
1.2. O estudo de Durkheim sobre o suicídio
Uns dos estudos sociológicos clássicos para explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade é a analise de Emilie