Fichamento
Resumo: O livro, por meio de contextualizações e exemplificações, disserta sobre a globalização e a inserção do turismo na mesma.
O autor explica e segmenta o turismo para que o seu entendimento como atividade comercial e ciência seja mais completo, abordando a globalização do turismo brasileiro, latino-americano e até mesmo mundial. Capitulo 1 – O processo de Globalização
Desenvolvimento: O turista, este incansável viator, representa bem essa nova dinâmica global, participando da abertura e da conquista de novas e surpreendentes regiões e espaços ambientais e culturais (p.19)
Conceituações que procuram, nos debates da atualidade, situar hipóteses, desenvolver instrumentos de análise e definir um campo teórico de estudo congruente do processo de globalização e de seus efeitos de bipolaridade positiva e negativa. (p.20)
A globalização é a aceleração das trocas de bens e serviços, das informações e comunicações, das viagens internacionais e do intercambio cultural (p.20)
As últimas análises apontam o turismo como o setor mais globalizado, perdendo apenas para o segmento de serviços financeiros. A globalização do turismo é resultante, principalmente, dos seguintes fatores: aumento da liberalização do comercio mundial; incorporação de novas tecnologias, como a informática e as telecomunicações; integração horizontal e vertical das empresas de turismo; difusão territorial do consumo; e flexibilização do trabalho nos diversos setores produtivos, incluindo o próprio setor do turismo. (p.21)
O turismo é um componente importante das relações internacionais e da atividade diplomática, e a facilidade de acesso entre os países muitas vezes é uma medida indireta do grau de relações positivas entre elas. (p.22)
A OMT também exerce significativa influencia no desenvolvimento do turismo nacional e regional, desempenhando um papel importante no planejamento do uso do solo e dos recursos turísticos. (p.27) Capitulo 2 –