Fichamento
A química e a vida
O desenvolvimento da Bioquímica
O desenvolvimento da bioquímica nos séculos XIX e XX foi determinado para o desenvolvimento da Biologia atual. Sem a base proporcionada pela Química, seria impossível penetrar no mundo submicroscópico e descobrir como a célula funciona no nível molecular. Um passo importante e essencial para estudar a estrutura e o funcionamento dos seres vivos foi o desenvolvimento da teoria atômica, segundo a qual a matéria é constituída por minúsculas partículas, os átomos.
Componentes da matéria viva
Na matéria que constitui os seres vivos, predominam certos elementos químicos: carbono(C), hidrogênio(H), oxigênio(O), nitrogênio(N), fósforo(P) e enxofre(S).
A água é a substancia mais abundante em um ser vivo, constituído cerca de 75% a 85% de sua massa corporal. O restante distribui-se entre proteínas, lipídios, glicídios e ácidos nucleicos, além de 1% de sais minerais e de outras substancias.
A água e os sais minerais nos seres vivos
Estrutura molecular da água
A molécula de água formula química H2O, é constituída por átomo de oxigênio (O) unido por meio de ligações covalentes a dois átomos de hidrogênio(H) . Estes formam entre si um ângulo de 104,5°o que torna a molécula de água polarizada e explica muito de suas propriedades. Os átomos de hidrogênio de uma molécula de água são atraídos pelos átomos de oxigênio das moléculas vizinhas e vice-versa. Com isso, estabelece entre moléculas de água vizinhas um tipo de ligação química denominando ponte de hidrogênio ou ligação de hidrogênio.
Importância da água para a vida
A água cumpre diversos papais no nosso organismo, dentre eles está o citado por você solvente.
Você provavelmente já deve ter ouvido dizer que a água é o solvente universal isso por que ela consegue dissolver uma grande quantidade que substâncias.
Quando dissolvemos um composto em agua ela envolve a molécula facilitando as reações químicas.
A água