Fichamento
Já na universidade de Berlin inicia seus estudos críticos e filosóficos estudando as obras de Hegel e Feuerbach. Antes de publicar sua obra prima O Capital, Marx escreveu artigos para jornais e revistas fazendo suas criticas ao capitalismo e proclamando a luta e classes com em seu famoso Manifesto do Partido Comunista, escrito para o congresso da Liga dos Comunistas, da qual era membro.
Como sua obra foi por muito tempo ignorada pela academia, o filosofo passou por privações econômicas até sua morte, sendo ajudado por seu amigo e colaborador Friedrich Engels.
Ideias marxistas
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo
Este notável personagem histórico faleceu em Londres,