Fichamento: “Alonso de Oliveira e O processo de Industrialização” - José Gilberto Scandiucci Filho
1572 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA – UNIMEPCurso: Relações Internacionais
Disciplina: Desenvolvimento Sócio Econômico
Fichamento: “Alonso de Oliveira e
O processo de Industrialização” - José Gilberto
Scandiucci Filho
Piracicaba, 2014.
1. INTRODUÇÃO: A PRECARIEDADE DA TEORIA CONVENCIONAL DO DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO
Rostow e Lewis: leituras "técnicas" do processo de industrialização
“O término da II Guerra Mundial deu espaço, dentre os autores da “ciência econômica”, a uma maior preocupação teórica com os problemas de desenvolvimento econômico, principalmente no que se refere às condições fundamentais para a formação de uma economia industrial integrada. Rostow e Lewis destacam-se nos estudos acerca de uma virtual passagem de uma sociedade tradicional para a maturidade industrial. Na linha desses autores, tal questão equivaleria à indagação de como o capital acumular-se-ia progressivamente nos setores manufatureiros.” (pag. 03)
“Trata-se, portanto, de compreender a problemática da industrialização. Observe o leitor que se adota aqui o conceito de industrialização que Cardoso de Mello tem em mente: "A industrialização capitalista (...) deve ser entendida como o processo de constituição de forças produtivas capitalistas, mais precisamente como o processo de passagem ao modo especificamente capitalista de produção (...) Pensamos em constituição de forças produtivas capitalistas (...) em termos da constituição de um departamento de bens de produção, capaz de permitir a autodeterminação do capital."
(Cardoso de Mello, 1990, p.97).” (Pag. 04)
2. MARX E OS ELEMENTOS LÓGICO-TEÓRICOS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
“Esta seção procura estabelecer os momentos lógicos do processo de industrialização.
Mais especificamente, tem dois objetivos. Primeiro, compreender o capital comercial como um momento necessário para o surgimento do capital industrial, dado que estimula e acelera o processo de mercantilização da economia.