Fichamento o que é o direito
“A identificação entre Direito e lei pertence, aliás, ao repertório ideológico do Estado, pois na sua posição privilegiada ele desejaria convencer – nos de que cessaram as contradições, que o poder atende ao povo em geral e tudo o que vem dali é imaculadamente jurídico, não havendo Direito a procurar além ou acima das leis. Entretanto, a legislação deve ser examinada criticamente, mesmo num pais socialista, pois, como nota a brilhante colega Marilena Chaui, seria utópico (ilusão) imaginar que, socializada a propriedade, estivesse feita a transformação social completa.’’ (p.8 e 9)
O estado na sua idealização entre direito e lei quer que o povo acredite que eles detém o poder e desta forma atendem a todos em geral, e sendo assim acreditam que não devemos procurar o direito além ou acima das leis. Ideologias Jurídicas
“A partir de uma quota fatal de interferência ideológicas (de “ideias” preconcebidas e modeladas conforme os posicionamentos classísticos), o estudo das ideologias e a crítica do seu teor e efeitos encaminharam – se no sentido de falar da ideologia não mais como simples conjunto de ideias, formando um padrão, mas apenas no setor desses conjuntos ou em conjuntos inteiros que carregam e transmitem as deformações. Dessa maneira, surgiu o emprego atual, mais comum, do termo ideologia, como uma série de opiniões que não correspondem à realidade.” (p. 17)
A ideologia é uma ideia que você pode vir desenvolvendo á tempos mas que pode não se concretizar, ou pode ser uma utopia. De acordo com o texto apresentado um simples conjunto de ideias ficou classificado como ideologia ou seja opiniões que não correspondem a realidade.
Principais Modelos de Ideologia Jurídica
“O positivismo, de qualquer sorte, é uma redução do Direito a ordem estabelecida; o jusnaturalismo é, ao contrário, um desdobramento em dois planos: o que se apresenta nas normas e o que nelas deve apresentar – se para que sejam consideradas boas, válidas e