Fichamento - o príncipe
OBRA: O PRÍNCIPE - MAQUIAVEL
CAPÍTULO I
Os vários tipos de Estado, e como são instituídos
"Todos os Estados que existem e já existiram são e foram sempre repúblicas ou principados". (p. 15).
CAPÍTULO II
As monarquias hereditárias
"[...] Num longo reinado os motivos e as lembranças das inovações vão sendo esquecidos". (p. 17).
CAPÍTULO III
As monarquias mistas
"É bem verdade que, depois de conquistados uma segunda vez, os territórios rebeldes não voltam a ser perdidos com a mesma facilidade. A própria rebelião faz que o monarca se sinta mais inclinado a fortalecer sua posição". (p. 19).
"Observemos que os Estados que são anexados a um outro previamente existente podem ser da mesma região e língua ou não". (p. 19).
"[...] No primeiro caso, será fácil dominá-los, especialmente se não estiverem habituados à liberdade; para impor-lhes com segurança o domínio, bastará que a dinastia que os governara até então seja extinta, pois, se a situação não for alterada, se não houver divergência de costumes, o povo aceitará tranquilamente os novos governantes". (p. 19-20).
"[...] Quem possui territórios nessas condições, e deseja mantê-los, deve ter em mente [...] a extinção da linhagem de seus antigos governantes e [...] a manutenção das leis e dos tributos". (p. 20).
"[...] Desse modo, em prazo muito curto os novos territórios se integrarão com seu antigo domínio formando um só Estado". (p. 20).
"Mas, quando se conquista uma província com língua, leis e costumes diferentes, são grandes as dificuldades a vencer, sendo necessárias boa sorte e muita habilidade para mantê-la". (p. 20).
[...] Um dos meios melhores e mais seguros para isso é fixar-se na província o novo governante, tomando-a como residência". (p. 20).
"[...] Estando o soberano presente, os distúrbios serão logo percebidos e rapidamente corrigidos. Vivendo longe, o soberano só terá notícia deles quando houverem adquirido