fichamento o principe
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA
DEPATAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
Discentes: Arilene Lisboa de Araújo
Juliana Geizy Marques de Souza
Natal/RN
2014
Referência completa do texto
Textos de Maquiavel. In: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rosseau, “O Federalista”. 13ed. São Paulo: Ática,2002.
NICOLAU MAQUIAVEL: O CIDADÃO SEM FORTUNA, O INTELECTUAL DE VIRTÚ.
Palavras-chave: principado- poder- governo
Ideias centrais do texto:
Capítulo I
DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS, E DE QUE MODO SE ADQUIREM
Os Estados ou principados que exercem ou exerceram poder sobre a sociedade, ou foram repúblicas ou principados. As monarquias geralmente são hereditárias quando não são novas, como exemplo o principado de Milão para Francisco Sforza. Aqueles que são controlados, estão acostumados a viver sob a regência de um príncipe, ou habituados a liberdade.
Capítulo II
OS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
É bem mais fácil se manter no poder conservando as ordens estabelecidas pelos seus antepassados, seguindo uma linha de hereditariedade objetivando preservar o poder.
Capítulo III
DOS PRINCIPADOS MISTOS
As principais dificuldades são encontradas nos principados novos. As perturbações nascem de uma dificuldade natural, que homens gostam de mudar de senhor, acreditando em melhorar, e devido a essa crença são induzidos a pegar em armas contra seu próprio governo. É algo contraditório, pois aqueles que colocam outros no poder não consegue manter a relação que tinha antes que estes, não pode trata-lo com gratidão e nem com dureza, porque é como se um devesse favor ao outro. É fundamental também dispor de um exército forte, e que quando houver necessidade contar com o favor dos habitantes da província para fazer parte deste.
Quando um Estado contrai uma província, tem a possibilidades dos principados falarem a mesma língua. Quando isso