fichamento - o mar, os pescadores e seus deuses
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Departamento de História
Fichamento: O MAR, OS PESCADORES E SEUS DEUSES
Religiosidade e astúcia na Grécia Antiga
Victor Brandão de Araujo
Rio de Janeiro
2014
Fichamento do livro: “VIEIRA, Ana Livia B. O MAR, OS PESCADORES E SEUS DEUSES Religiosidade e astúcia na Grécia Antiga. São Luís: UEMA 2011” como avaliação complementar à disciplina de História Antiga com o professor Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.
Ana Livia pretende em sua tese compreender o lugar social do pescador dentro do sistema de valores da pólis dos atenienses. Ela utiliza diversos documentos como base para seus estudos, sendo estes de fonte arqueológica, textual e iconográfica. Usou também outras teses, como a de T. W. Gallant que analisa o local dos peixes na alimentação na antiguidade e a tecnologia que os pescadores utilizavam, fatores que são altamente usados no livro para ajudar a desvendar a posição social dos mesmos.
Cada área de documentação tem em si as suas principais fontes, na área dos documentos textuais a autora fez uso de diversos autores do gênero poético – tragédias, comédias e alguns fragmentos de textos de Ésquilo, Menandro e Platão. No entanto ela diz que o tratado sobre pesca, Halieutica, de Oppien um filósofo grego do século II d.C foi de grande importância em sua pesquisa e isso se demonstra a partir do momento que são feitas referências à obra do filosofo inúmeras vezes. Já na área da Imagética as principais fontes foram de cerâmica ática de figuras negras e vermelhas relacionadas às práticas de pesca e aos pescadores.
Dividida em três capítulos a obra tenta abordar um subtema por vez para no final chegar a um certo entendimento da questão levantada. Cada capítulo por sua vez é dividido em partes específicas de determinado subtema. No primeiro capítulo, que possui 6 subtemas, ela tenta situar a atividade Pesca e o atuante Pescador na Atenas antiga e o faz ao