Fichamento A Pesquisa Em Historia
As formas de abordar as experiências e o conhecimento histórico apoiou-se em esquemas explicativos e em métodos. Cabe ao historiador dar, ao objeto eleito para estudo, uma explicação global dos fatos. Para isso, ele pode se apropriar de uma gama de materiais e incorporar novas linguagens: literatura, relatos, cinema, teatro, música, pintura etc. Porém, deve-se observar quem, para quem e como foi produzida essa linguagem.
“o pesquisador tem que estar atento ao modo como a linguagem foi produzida tentando responder por que as coisas estão representadas de uma determinada maneira, antes de se perguntar o que está representado.”
A forma de como o historiador ou pesquisador se insere, pensa, problematiza e enxerga a sociedade, o conhecimento que possui de outras disciplinas e linguagens, definirá a análise que fará do passado bem como o interesse por certos assuntos. A subjetividade de seu conhecimento e interesse está presente em seu trabalho, independente de ele se dar conta ou não. A forma de diálogo, as expectativas, que faz com as fontes é um movimento único e que auxilia nas definições.
“Definir o tema é pensar o objeto e não apenas escolher o assunto.”
Essa definição, muitas vezes, é feita a partir das vivências, inquietações acadêmicas e uma busca para respostas colocadas pela própria experiência. Alguns temas são amplos e vão sendo progressivamente delimitados. Essa redefinição pode acontecer de formas diferentes e por motivos diferentes. Motivos que podem ser a complexidade do social e a dificuldade de explicar o objeto pela causação linear, única. Também, pode ocorrer, uma redefinição do tema quando