Fichamento - A ideologia de Marx e o discurso de Foucault: convergências e distanciamentos
A Base do Conceito de Ideologia em Marx
• Marx desdenha a filosofia que se propõe a pesquisar o núcleo humano das configurações espirituais. Esta posição implica o abandono de uma grande tradição filosófica centrada no sujeito. Em Marx, a atividade social é estritamente relacionada com a esfera econômica, pois ela permite a conexão de todas as dimensões da vida social, de modo que a própria unidade da realidade social encontra sua condição de possibilidade na estrutura econômica.
• A dialética vê o homem como um sujeito objetivo, que pode transformar a natureza pelo trabalho, pode criar a realidade social. É a economia em Marx, a primeira estrutura que torna o homem sujeito objetivo.
• A base do conceito marxista de ideologia é o homem, enquanto ser social, e o primado da economia. As ideias podem ser vistas, desta forma, como uma criação específica de homens que se constituem em relações concretas, pois em Marx o trabalho é o elemento de diferenciação do homem com os demais animais, já que pelo trabalho o homem “adquire” humanidade.
• A dominação material de uma classe sobre outra é dimensionada por meio de seu complemento necessário: a ideologia. Assim, as ideias dominantes de determinada época são expressão representativa da dominação material. Ideologia não é necessariamente propagandismo calculado, apesar de a manipulação calculista ser uma possibilidade abordada no conceito de Ideologia. A ideologia aparece em Marx, como expressão de uma classe em seu posicionamento limitado – ainda que dominante – com as demais.
• O Estado Moderno é para Marx o organismo regulador que garante à burguesia a manutenção de seus interesses, como a propriedade. Este organismo se estende por todo o tecido social, contendo as classes dominadas.
As Relações Mercantis e o Processo de Produção em Marx