Fichamento - Um caso de cura pelo hipnotismo
Um caso de cura pelo hipnotismo – Freud
Faculdade Santíssimo Sacramento
Virna Cunha
Psicologia III Semestre noturno
Fichamento
Um caso de cura pelo hipnotismo
Freud há vários anos conhecia uma senhora a quem pode proporcionar atendimento numa fase importante de sua existência, tornando ela sua paciente e a atendendo por vários anos. Neste caso, ela foi aliviada de um distúrbio quando surgiu a sugestão hipnótica. Devido a tal problema, tinha sido forçada a uma limitação da qual depois, com a ajuda de Freud, se viu livre. Porém, um ano mais tarde, o mesmo distúrbio apareceu, e novamente foi superado da mesma forma. E segundo Freud (1892-93) “O êxito terapêutico foi valioso para a paciente e persistiu enquanto ela desejou levar a cabo a função afetada pelo distúrbio. Por fim, nesse caso, foi possível individualizar o mecanismo psíquico básico do distúrbio e correlacioná-lo com atos semelhantes na área da neuropatologia”.
A pessoa de que trata esse caso clínico é uma jovem senhora, entre vinte e trinta anos de idade, a quem Freud conhecia desde os seus anos de infância, uma mãe que era incapaz de amamentar seu bebê recém-nascido, até haver a intervenção da sugestão hipnótica.
Desde o seu primeiro filho, não conseguia amamentar satisfatoriamente seu bebê, e este ato fazia com que esta sentisse muitas dores e falta de apetite. O bebê então, foi alimentado por uma ama de leite, o que fez com que todos os problemas da mãe desaparecessem.
Três anos mais tarde, nasceu um novo bebê, e esta jovem senhora até desejou evitar uma ama de leite, mas o seu mal-estar durante a amamentação foi mais desagradável que da primeira vez, vomitava e até não conseguia dormir. A sua incapacidade de amamentação se tornava maior a cada tentativa.
Freud diz que foi recebido de má vontade pela paciente, que não o considerava um salvador.
“Logo tratei de induzir a hipnose por