Fichamento "Casos Clínicos de Comunicação Preliminar"
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Sarah Duarte Santos
Fichamento
São Luís
2013
Sarah Duarte Santos
Fichamento
Fichamento dos casos clínicos do livro “Estudos sobre a Histeria” desenvolvido para a disciplina de Inconsciente valendo como nota parcial da 1ª avaliação do 3º semestre de 2013.
Professor(a): Prof.ª Wania Sueli Santos da Silva
São Luís
2013
CASO 1 - SRTA. ANNA O. (BREUER)
“Pode-se considerar que era portadora de uma hereditariedade neuropática moderadamente grave, visto que algumas psicoses haviam ocorrido entre seus parentes distantes.” (p. 35)
“Seus estados de espírito sempre tenderam para um leve exagero tanto na alegria como na tristeza, por conseguinte era às vezes sujeita a oscilações de humor.” (p. 35)
“A noção de sexualidade era surpreendentemente não desenvolvida nela.” (p. 35)
“(...) ela se queixava de haver ‘perdido’ tempo e tecia comentários sobre as lacunas na sequência de seus pensamentos conscientes.” (p. 37)
“Essas ‘absences’ já tinham sido observadas antes de ela cair de cama (...)” (p. 37)
“Às tardes caía num estado de sonolência que durava até cerca de uma hora depois do pôr-do-sol. Então despertava e se queixava de que algo a estava atormentando — ou melhor, ficava a repetir na forma impessoal: ‘atormentando, atormentando’, e isso porque, paralelamente ao desenvolvimento das contraturas, surgiu uma profunda desorganização funcional da fala.” (p. 38)
“(...) ela se sentira extremamente ofendida com alguma coisa e tomara a deliberação de não falar a esse respeito. Quando adivinhei isso e a obriguei a falar sobre o assunto, a inibição, que também tornara impossível qualquer outra forma de expressão, desapareceu.” (p. 38)
“Essa mudança coincidiu com a volta da capacidade de movimento das extremidades do lado esquerdo do corpo [...] A parafasia