fichamento topografia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
JOSÉ GABRIEL SANTOS DE MACEDO
MANUAL TÉCNICO DE POSICIONAMENTO: GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS
Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Topografia no 4º período, sob orientação do Prof. Rafael Pombo.
Paripiranga
Setembro de 2015
Texto dissertativo: A obra manual técnico de posicionamento: georeferenciamento de obras rurais é uma obra inovadora, trazendo mudanças significativas, ampliando as possibilidades de utilização de novos métodos na área da topografia.
Em comparação com as edições anteriores da NTGIR, este manual traz mudanças significativas, dentre elas podemos destacar a possibilidade de utilização de novos métodos de posicionamento; menor detalhamento de especificações técnicas (atribuindo esta tarefa ao credenciado); utilização do Sistema Geodésico Local (SGL) para o cálculo de área; apresenta a formulação matemática para cálculos utilizando topografia clássica e amplia a possibilidade de utilização de métodos de posicionamento por sensoriamento remoto. P. 9 Os capítulos do 2 ao 5 trazem os métodos de posicionamento que podem ser utilizados no georeferenciamento de obras rurais. Os métodos de posicionamento são: posicionamento por GNSS, posicionamento por topografia clássica, posicionamento de geografia analítica e posicionamento por sensoriamento remoto. Definindo cada um o posicionamento por GNSS, pode ser realizado por diferentes métodos e procedimentos, sendo dividido em posicionamento relativo, RTK E DGBS, posicionamento por ponto preciso. Em seguida temos o posicionamento por topografia clássica, esse pode ser adotado der forma isolada ou em complemento a trabalho conduzidos por posicionamento GNSS, esse tipo de posicionamento tem como métodos principais a poligonação, triangulação e irradiação.