( Fichamento ) Texto: O Que é a Filosofia? Autor: André Comte-Sponville
Texto: O Que é a Filosofia?
Autor: André Comte-Sponville
Palavras – Chave: Filosofia, Saber, Razão.
Página 7
“O que é a filosofia? A pergunta é já filosófica, ou em todo caso pode sê-lo (nenhuma pergunta é filosófica em si mesma: só o é dentro de certa problemática, que lhe da seu sentido e seu alcance), o que explica a existência de tantas respostas diferentes, ou quase, quantas são as diferentes filosofias”.
Página 8
“Nem todo saber, mesmo racional, é filosófico; e é duvidoso, voltarei a isso, que a filosofia seja um saber, ainda que particular”.
Página 10
“A filosofia é uma espécie de discurso razoável”.
Página 13
“A filosofia é também uma prática teórica, isto é, indissoluvelmente abstrata, quanto aos seus objetos, e geral, se não universal, quanto aos seus resultados”.
“A filosofia não pertence a ninguém. Todos têm direito a ela, já que todos necessitam dela; mas só na medida da razão e da abstração de que são capazes”.
Página 16
“A filosofia é uma pratica discursiva, razoável e conceitual.”
“A filosofia é uma prática teórica não cientifica, o que significa que uma filosofia não é nem logicamente demonstrável (à diferença da matemática) nem empiricamente refutável (á diferença das ciências experimentais).”
Página 18
“Na filosofia, o que nós amamos não é a certeza nem, a dúvida, mas o próprio pensamento”.
Página 20
“O mesmo se dá quanto à filosofia: defini-la como prática teórica não cientifica não é encerra-la no vazio do que ela não é (uma não ciência); é permitir-lhe desenvolver a positividade ativa do que ela é – uma prática teórica que excede os limites de todo conhecimento. Filosofar é pensar mais longe do que aquilo que se sabe e do que aquilo que se pode saber. Isso, longe de refutar a filosofia, é o que a torna necessária. Querer encerrar o pensamente dentro do campo fechado do saber acessível seria ainda filosofar (as ciências não prescrevem limitar-se às ciências), mas contra a filosofia, e, portanto