Fichamento texto labirinto
O LABIRINTO
De Vitor Marinho de Oliveira “A história desenvolveu tantos caminhos e agora, oque não sabemos, é por onde começar. Chegaremos a entender o que é Educação Física? Qual a sua essência? Dessa vez não será necessário um roteiro e qualquer inicio deve servir. Pode ser que, ao final, encontraremos a chave do mistério”. (P.63) Para os gregos como Platão, dizia-se que a Educação Física era considerada como ginástica pelo fato de compreender todos os exercícios físicos. Nessa época a ginastica denota uma preocupação de ordem médica. No século XIX foi-se firmando o conceito de ginástica artificial, mas era a ginástica racional e cientifica considerada como elemento da Educação Física que foi ganho expressão em fins do século XVIII, no entanto a ginástica natural ou artificial tem ligação com a medicina.
A Educação Física tem muita relação com a medicina, pois um educador físico no decorrer do seu curso recebe 40% de matérias biomédicas, no entanto “Não devemos negar autoridade aos médicos nesse assunto, pela simples falta de diploma legal. Mas não devemos negá-la, também, aos professores que; além de serem os especialistas, estão devidamente habilitados”. (P.67) Com outras palavras onde acaba uma começa outra.
“O espetáculo cultural, assim como o esportivo, promove uma inteira participação do público, que se torna ator e espectador ao mesmo tempo”. (P.69) A cultura influencia tanto o esporte. Assim como dois artistas deixam a marca inconfundível da sua personalidade em suas obras levando em questão seus hábitos culturais, os gestos esportivos também evidenciam isso. Por exemplo, duas pessoas nunca realizarão o mesmo salto, à mesma altura, do mesmo modo, pois tanto uma como a outra tem aspectos culturais diferentes que influencia na realização de tal. Mas cultura da educação Física não pode ser confundida com a Expressão “Cultura Física”.
O jogo é um conjunto de atividades criado pelas pessoas conforme suas crenças e culturas. “Jogando, mais