Fichamento Texto 1 Envio
da Silva, Ivanir Ortega Rodrigues & Francischett, Mafalda Nesi. A relação sociedade-natureza e alguns aspectos sobre planejamento e gestão ambiental no brasil. Geographos, 2012. p. 01 – 22.
Introdução
“[...]propomos neste texto abordar aspectos do planejamento e da gestão ambiental, numa proposta que integre a participação tanto dos responsáveis públicos, bem como da sociedade em geral.” (p. 02).
“A degradação ambiental teve maior ênfase com a Revolução Industrial. A partir dela houve um processo acelerado de urbanização e índice elevado de consumo, principalmente de bens naturais, sem as condições e o tempo necessário para que a natureza consiga realizar o seu ciclo e assim se recompor.” (p .03).
“[...]planejar ambientalmente significa trazer quais são as alternativas para melhorar o equilíbrio entre social e ambiental, embora sejam integrados e juntos formam o ambiente, mas o predomínio da ação antrópica vem sendo o principal desafio para a questão ambiental, pois, o planejamento tem como um dos objetivos prever a participação de diversos setores da sociedade levando em consideração a questão econômica, que, nem sempre está focada no mesmo objetivo.” (p. 03).
O desenvolver e as temáticas no planejamento e gestão ambiental
“No Brasil, o planejamento voltado à preocupação ambiental começou a ser discutido na época do Império nas primeiras décadas de 1800, e foram os documentos de alerta a D. João VI e D. Pedro II sobre a questão ambiental, que nortearam os primeiros regulamentos de proteção ao meio ambiente[...]” (p. 03).
“O planejamento ambiental no Brasil surge oficialmente a partir de 1981, isso em razão do aumento dramático da competição por terras, água, recursos energéticos e biológicos, que gerou a necessidade de organizar, e de compatibilizar esse uso com a proteção de ambientes ameaçados e de melhorar a qualidade de vida das populações, além de surgir também como uma resposta adversa ao desenvolvimento tecnológico[...]”