Fichamento teo
PSICOLOGIA
TÉCNICAS DE ENTREVISTA E DE OBSERVAÇÃO
São Paulo 2012
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
PSICOLOGIA
IDENTIFICAÇÃO DO FICHAMENTO
São Paulo 2012
Entrevistas devolutivas em pesquisa em avaliação Psicológica (pp. 496-505).
NUNES, Maiana Farias Oliveira; NORONHA, Ana Paula Porto and AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Entrevistas devolutivas em pesquisa em avaliação Psicológica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.2.
As pesquisas em avaliação psicológica têm aumentado consideravelmente no Brasil (Hutz & Bandeira, 2003; Joly et al., 2007; Noronha & Nunes, 2008; Suehiro & Rueda, 2009), porém essa expansão não necessariamente tem sido acompanhada de ações que promovam benefícios mais diretos para os participantes. Apesar de considerar que, ao responder os testes, essa já pode ser uma situação de ganhos para o respondente por ampliar seu autoconhecimento ou por treiná-lo em alguma habilidade específica (Krumboltz, & Jackson, 1993; Duarte, 2008), geralmente não se tem o hábito de oferecer entrevistas devolutivas sobre os resultados dos participantes, seja de forma mais geral (por exemplo, o resultado de uma turma em comparação com as demais turmas da escola), seja individualizada. Acredita-se que essa prática possa ser muito proveitosa para os participantes de pesquisas, que podem sair da posição de apenas oferecer suas respostas para também receber algo em troca da sua colaboração.
Em outros países, como nos Estados Unidos, é comum que as pessoas recebam contribuições financeiras para participar das pesquisas ou que as escolas, por exemplo, recebam material destinado a melhorar as condições de ensino para os alunos, como computadores, livros e outros (McGrew, 2009). No Brasil, contudo,