fichamento televisão
Aluno: Aldiskley P.
Professora: Aldeci
Turma: 38.02
Disciplina: In. à Pesquisa
Fichamento
FICHA DE ESBOÇO
Televisão
Comunicação e Semiótica
1
GALVÂO, Danielle Pini. Confissões de adolescente. São Paulo:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. 158p.
12
A televisão acolhe todas as idades, classes sociais e sexos. Entretanto, o hábito de assistir à televisão distraidamente enfraquece o senso crítico dos telespectadores diante de dela.
13
A televisão, portanto, por estra em constante disputa com outros afazeres cotidianos do telespectador, terá métodos engenhosos para atrair o público desejado. Intimidade é o ato de compartilhar pensamentos, emoções, na televisão, a criação dessa intimidade é proposital para que o telespectador retribua o sentimento de confiança na emissora, no programa.
14
Tudo o que surge na tela concorre para atrair a audiência através da emoção: a trilha sonora, a iluminação, o figurino. Entretanto, esses mecanismos são sutis, pois se o telespectador percebe o que está ocorrendo acaba se ressentindo; por isso, a análise é de grande importância para se poder perceber as “sutilezas” do envolvimento emocional.
15
Freud classifica essa forma mais originária de laço afetivo como identificação primária, ou seja, as primeiras identificações que o ser humano terá serão com as pessoas das quais ele depende. Freud defende que a constituição da personalidade é feita através de sucessivas identificações. Os objetivos serão sempre substituídos e o indivíduo sempre evoluirá por identificação com modelos diversos.
16/17
A identificação secundária é aquela o espectador se identifica com os elementos da imagem, isto é, com a trama, com as personagens. Pelas inúmeras possibilidades de identificação, tanto pelas situações como pelas variações de personagens que a televisão oferece, ela acaba tendo grande relevância na formação da personalidade.