fichamento sociologia
“Nossa primeira estratégia se preocupa com uma replicação da empresa científica tal como colocada por essas expectativas dominantes. Nosso pensador principal aqui é alguém cujo legado intelectual ainda está sendo avaliado, dadas a amplitude e a profundidade de seus interesses, mas também a relação entre seus escritos e o contexto social em que se encontrava.”(p.271)
“Émile Durkheim procurou nada menos que uma base para a sociologia no interior de um conjunto coeso de disciplinas sociais visando a fornecer base racional, sistemática e empírica para a religião da sociedade civil.” (p.272)
“A sociologia, de acordo com esse modelo, é como um explorador das grandes navegações, em busca de terras sobre as quais ninguém tenha reivindicado soberania. Durkheim as encontrou nos fatos sociais. Trata-se dos fenômenos coletivos, irredutíveis a um indivíduo em particular. Como crenças compartilhadas e padrões de comportamento, eles podem ser tratados como coisas a serem estudadas de forma objetiva e separada.” (p.271)
“Algumas condutas são punidas porque a sociedade as condena, e não porque a própria conduta cause dano a seu autor (...). Essa diferença, entretanto, não se desvia do caráter “coisificado” das normas sociais ou da viabilidade de seu estudo objetivo. Tais fatos sociais coisificados, e não os estados mentais ou emoções dos indivíduos (...), oferecem uma genuína explicação da conduta humana.” (p.273)
“Estratégia muito diferente é buscar um status científico, mas sem replicar práticas existentes. Podemos denominar esse segundo