Fichamento Sociedade e educação no antigo agito
O Egito e conhecida como berço comum da cultura e introdução.
Platão tinha admiração pela sabedoria egípcia reconhecia no deus egípcio Thoth.
“O inventor dos números, do calculo, da geometria e da astronomia, sem falar do jogo de tabuleiro e dos dados e, enfim, das letras do alfabeto” (Pedro, 274 c; Filebo, 18 b-d).
* Os Egípcios eram povos bem a frente do seu tempo, havia divisão hierárquicas de trabalho bem parecidos com os povos desenvolvidos de hoje, eles dominavam as ciências com a geometria, astronomia e matemática que serviram de base para os trabalhos de construções de estaleiros, cerâmicas, vestuário, medicina e a principal a agricultura, com técnicas avançadas se beneficiam por viver a margem de um grande rio. Para o desenvolvimento desses trabalhos foram criadas, as escolas “intelectuais” de matemática, geometria e astrologia; as ciências esotérica e sagrada, as escolas “praticas” dos vários ofícios, as escolas de artesão e as de treinamento dos guerreiros, a relatos de uma escola para a vida política reservadas para as classes dominantes.
O antigo império: a leitura sapiencial como instituto oratório
* A leitura sapiencial, é feita de ensinamentos morais fala como se deve agir perante as determinadas situações, um exemplo dessa leitura é a bíblia. Esta leitura pressupõe a existência de uma verdadeira escola de vida, reservada as classes dominantes. Os ensinamentos eram bem moralistas e sempre voltados às conveniências sociais e muito rigorosas, os ensinamentos eram passadas de pai para filho ou de mestres escriba para discípulo.
A educação era mnemônica, feita por meio de repetição e transmitida autoritariamente pelos pais para os filhos sempre baseadas nas escritas.
* Os temas fundamentais na formação da personalidade era a educação e a