Fichamento sobre Ratzel
MORAES A. C. R. A Antropogeografia de Ratzel: Indicações. In_____.Ratzel. São Paulo: Editora Ática S.A, 1990. Pp. 07-27.
RATZEL:
A Antropogeografia de Ratzel.
Representa um papel fundamental na sistematização da geografia moderna. Sua primeira proposta de estudo explícita de um estudo dedicado as discussões dos problemas humanos. Sua obra também emerge por ela ter sido uma das originarias manifestação do positivismo no campo do conhecimento cientifico, Ratzel foi um dos introdutores dessas manifestações do positivismo e posteriormente se assentou como dominante, no âmbito do pensamento geográfico. Aclarou aquela que vinha a ser a principal indagação dos geógrafos: a questão da relação entre a sociedade e as condições ambientais.
Ele não se preocupa apenas com o universo, mais dois campos das ciências humanas o interessam:
Antropologia
Política
Sua teoria propõe problemas bastante relevantes para a investigação antropológica. O interessam as relações internacionais, fronteiras, guerras, entre outros, estão no centro de suas considerações, ele escreve inclusive um trabalho com o titulo, até então inédito, ‘‘Geografia Política’’. Foram fundamentais a partir de suas colocações que se desenvolvem as doutrinas geopolíticas de alguns Geógrafos. Diz que a própria existência do estudo geográfico é justificada.
Ratzel dividiu a geografia em três grandes campos de pesquisa: a geografia física; a biogeografia; e a antropogeografia. Essas três vertentes da ciência geográfica foram concebidas com o estudo sintético, que por sua vez, subdividir-se-iam em varias geografias especiais, tópicas e descritivas. A unidade do conhecimento geográfico estaria assegurada na perspectiva telúrica, a Terra associando os fenômenos dos três reinos da realidade.
Foi um critico do determinista simples, o qual em sua opinião prestou um desserviço para a geografia ao tentar explicar de imediato e por uma via de especulativa, sem base