Fichamento sobre Kevin Lynch
Disciplina: Urbanismo I – 2o semestre de 2013
Nome do/a aluno/a:
Ana Luiza de Paula Marques Diniz
Referência do texto:
CHOAY, Françoise. O urbanismo. Kevin Lynch
FICHAMENTO
Palavras-chave: Imagem da cidade, legibilidade, imagibilidade, imagem mental
Resumo (50 palavras): O grande destaque do texto é postura do autor com relação a importância da imagem mental que os indivíduos formam das cidades, ou seja a legibilidade, a imagibilidade do meio ambiente. Essa imagem se compõe em cinco elementos: caminhos, limites, bairros, nós e pontos de referencias; que devem ser usados no planejamento urbano para permitir aos habitantes criarem suas próprias percepções e imagens mentais das cidades.
Anotações:
Pág.
Observações
308
O urbanismo é uma arte diacrônica, uma vez que a cidade é uma construção no espaço, perceptível somente em grande escala e através de sequências temporais.
308
“Nenhum elemento viveu por si próprio, revela-se sempre ligado ao seu ambiente, à sequência de acontecimentos que o levaram a ele, à lembrança de experiências passadas.”
308
Os habitantes, elementos móveis da cidade, não são apenas espectadores. Eles contribuem para produção do espaço
309
“... uma cidade legível é aquela cujos bairros, ou monumentos, ou vias de circulação são facilmente identificáveis e facilmente integráveis dentro de um sistema global.”
310
Um meio ambiente legível tem um papel social.
311
“Dentro da imagem do meio ambiente, a análise pode distinguir três componentes: a identidade, a estrutura, a significação.”
311
Como as cidades são construídas para um grande número de pessoas, as significações devem ficar em aberto, focando-se na clareza física da imagem.
312
“De qualquer cidade existe uma imagem pública, resultante de numerosas imagens individuais.”
313
Caminhos: “... são os elementos predominantes de sua imagem de cidade.”
313
Limites: “... servem especialmente para manter a coesão de