Urbanismo
H117410
ESTUDOS AMBIENTAIS URBANOS
AULA 7
31/03;02/04
PROF.LYGIA
CARVALHO
SABOYA, Renato. Segurança nas cidades: Jane Jacobs e os olhos da rua. Disponível em www.urbanidades.arq.br. Acesso em 01/03/2014
Sobre o Autor: Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ/UFSC). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (1997), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão
Territorial pela UFSC (2007).
OBS: Texto n°3 para fichamento. Entrega até o dia 12/04
Segurança nas cidades: Jane Jacobs e os olhos da rua
By Renato Saboya
10 fevereiro, 2010
Dando sequência à série sobre segurança nas cidades (veja também o post sobre os espaços defensáveis), este post vai tratar do conceito de “olhos da rua” de Jane Jacobs, talvez o conceito mais famoso e consagrado no que diz respeito à segurança urbana.
Segundo Jacobs, as calçadas desempenham papel fundamental para a manutenção da segurança nas cidades. Quando dizemos que uma cidade não é segura, estamos nos referindo às suas calçadas.
AS CALÇADAS E OS DESCONHECIDOS
O principal ponto da argumentação de Jacobs é essencialmente diferente do de
Newman. Ela defende a presença de desconhecidos como importante:
O principal atributo de um distrito urbano próspero é que as pessoas se sintam seguras e protegidas na rua em meio a tantos desconhecidos (JACOBS, 2000, p. 30)
Jacobs defende que a manutenção da segurança não é feita pela polícia (ou pelo menos não apenas por ela, que também é necessária), mas …
[...]pela rede intrincada, quase inconsciente, de controles e padrões de comportamento espontâneos presentes em meio ao próprio povo e por ele aplicados. (JACOBS, 2000, p. 32)
As baixas densidades não são a resposta. Os