Fichamento sobre Fato Social
IDÉIA PRINCIPAL
O texto tem por objetivo, apresentar ao seu leitor a ideia do que seria o “fato social”, que busca designar quase todos os fenômenos que se passam no meio da sociedade, desde que esses possuam algum interesse social.
IDEIAS SECUNDÁRIAS
O termo “fato social”, se dito de forma generalizada, coloca no mesmo patamar todas as atitudes, jeitos e maneiras da sociedade em que vivemos, porém é sempre importante observar que não podemos generalizar dessa forma, visto que ele distingue diversas formas de “fato”.
A primeira ideia é a de que “mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação.” Essa frase ilustra o fato de que não importando o que sentimos ou pensamos, a ideia segue não sendo nossa, pois não foi nossa criação, esta nos foi repassada através da educação através da convivência em sociedade. Outra ideia importante é a questão da consciência pública, que causa no cidadão uma espécie de vigilância para com o “irmão” ao lado, a preocupação com sua conduta e a maneira de agir, que não sendo dentro das normas da sociedade, gera uma situação de repreensão, “se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam...”.
Ainda, dentro das ideias secundárias, cabe mais uma definição de “fato social”, que pode ser provada por meio de uma simples citação:
“Basta que para tal, que se observe a maneira pela qual são educadas as crianças. Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente, - observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos são escarados tais quais são e tais quais sempre foram.”
Dentro da citação, o