fichamento sobre agencias de turismo
PROF. ÂNGELA VERSIANI
Nome do Aluno: RENAN DA SILVA VIANA
FICHAMENTO DE CONTEÚDO
1- Identificação do Texto: Agências de viagens: desafios de um mercado em reestruturação
Referência bibliografia:
LAGO, Ricardo; CANCELLIER, Luis Pellizzaro de Lorenzi. Agências de viagens: desafios de um mercado em reestruturação. Turismo - Visão e Ação, v. 7, n.3, p. 495 – 502, set. /dez. 2005.
2- Conteúdo:
2.1 Objetivo do artigo Discutir os desafios atuais das agências de turismo, abordando os aspectos específicos dos dois tipos de agências mais presentes no mercado brasileiro: as agências emissivas e as agências receptivas, uma vez que sofrem pressões competitivas diferentes.
2.2 Problema
Quais as ameaças e oportunidades que os Fenômenos atuais marcantes podem representar para as Agências de turismo?
2.3 Construção do pensamento e ideias principais
Inicialmente, é apresentado o contexto legal das agências de viagens no Brasil. Apresenta a definição de agência de turismo segundo a legislação brasileira “a sociedade que tenha por objetivo social, exclusivamente, as atividades de turismo” seja diretamente ou por meio de representação de empresas prestadoras de serviços turísticos, conforme o Decreto-lei n.º 84.934, de 21 de julho de 1980. Essa norma também dispõe sobre as atividades e serviços das agências de turismo e regulamenta o seu registro e funcionamento.
O Decreto-lei n.º 84.934/80, no seu artigo 4º, classifica as Agências em duas categorias: “Agências de Viagens e Turismo” e “Agências de Viagens”. As Agências de Viagens e Turismo podem operar livremente excursões do Brasil para o exterior, assim como realizar excursões pelo território nacional. Às Agências de Viagens é vedado o exercício de operações ao exterior, executando as excursões rodoviárias com o maior percentual de duração no Brasil e complementando com países limítrofes. (páginas 496-497)
Após a apresentação do contexto legal